sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Ardi bits Lucy - adeus gorilas, chipanzés e afins!!

Sempre me considerei uma mulher à frente de meu tempo (e humilde, por suposto), mas assim já é demais. Nem bem anunciei que deixaria meu gorila pra trás, a ciência endossa o ritual de renascimento comprovando que o nossa espécie , ou pelo menos os precursores dela, fez a mesma coisa há mais ou menos 4.4 mihões de anos atrás.


Assim, a mais nova tataravó da humanidade, Ardi, bateu Lucy em aproximadamente 1 milhão de anos, corroborando a tese de que há muito os primatas não pode ser culpados por nossos desatinos.
Ardi, cuja ossada foi achada na Etiópia, não é, ainda, o ancestral comum. Ela já era representante da ramificação entre hominideos e primatas. Incrivel isso: 4.4 milhões de anos não foram suficientes para que parássemos de agir como bestas e passássemos ao próximo degrau evolucionário de consciência. Chega a ser hilário se não considerarmos que estamos falando de nossa própria história e dos rumos que ela esta tomando (sim, a tragedia dos outros é, por vezes, engraçada).
Mas não podemos dizer que as coisas não mudaram. Pelo menos no universo feminino. Ardi e Lucy se degladiam pra ver quem é mais velha. No caso destas avós da humanidade, o estatus está vinculado à anterioridade, leia-se idade: quanto mais velha, melhor! No ocidente da atualidade a premissa é inversa: as netas investem tempo, vida e dinheiro tentando parecer mais jovens. Há uma tremenda depreciação da anterioridade e uma desesperada obsessão psicótica coletiva por parar o tempo e o envelhecimento.
Eu mesma, ex-mulher-gorila-inteligente quase desmaiei semana passada quando, em um agradável boteco do Centro da cidade, o garçom se dirige a mim e a minhas amigas com a fatidica expressão: "Senhoras há uma mesa vaga!". Ora, vá catar coquinhos!! Senhora é a vó! Senhora é Ardi!

E Lucy se rindo no céu com seus diamantes.








3 comentários:

  1. Ameiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!
    Bitta vc eh demais! bj

    ResponderExcluir
  2. Brilhante o texto, ironia e talento. Mas o que me deixa triste é que já estávamos acostumados com a Lucy em nossas vidas. Merda!!!
    Você tem estilo. Eu sei. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Grata. Entre ter estilo e conseguir votá-lo aos escritos há uma longa distância...Mas tenho bons professores.

    ResponderExcluir