sexta-feira, 23 de outubro de 2009

De gorilas e baleias

Meu processo evolucionário de despir-me da mulher gorila continua.
Agora trabalho arduamente para transformar-me em uma legítima e autêntica mulher baleia. Até faço parte de um grupo de baleias, que se reúne de forma caoticamente organizada, mais ou menos a cada 15 dias. Como somos modernas, temos baleias espalhadas por todo globo, em suas próprias rotas migratórias que não necessariamente obedecem à do grande grupo mas que com ele estão sempre conectadas. Temos baleias no cerrado brasileiro, baleias no velho mundo, baleias na garoa de São Paulo.
O nome escolhido para esta pequena e intensa confraria feminina causa espécie. Já me perguntaram diversas vezes se serão baleias porque todas são gordas? Hahahahaha. Como se importasse!
Mas respondo que não, não são gordas.
São lindas, amáveis, companheiras e operam pelo bem comum, por isso são baleias.
Fiquei sabendo que os cetáceos, baleias e golfinhos entre eles, cantam pela cura do planeta e pela manutenção do equilibrio (esta colocação faz parte da sessão acredite se quiser, por isso não me torre a paciência!). Dai que me ponho a pensar, assim, no inglório trabalho desses paquidermes marinhos.
Sabemos hoje que baleias como as orcas, topo de cadeia alimentar, encontram-se todas fortemente contaminadas por PCBs e outros venenos artificiais ou não, que a humanidade cria e despacha para o ambiente natural. Como o mar aceita todos os lixos, que indo a fundo não se tornam visíveis, sinceramente me preocupo com o destino dessas amigas baleias e penso na tremenda caridade que desenvolvem ainda se preocupando conosco.
Outra descoberta não menos alarmante é o fato de que as baleias (marinhas, não as amigas) estão surdas! Considerando a relevância da audição desses animais para a alimentação e procriação, pela manutenção das rotas migratórias, a significativa perda de mais de 50% da audição pode levar ao extermínio destes animais antes das causas mais diretas e presumíveis.
O que me faz lembrar da sequencia inicial do filme/livro O Guia do Mochileiro das Galaxias. Cansados de toda essa papagaiada humana, os golfinhos, frente à iminente destruição da Terra, resolvem fazer o que ja deveriam ter feito há tempos: se mandar!!
Ao menos em terra firme, a situação das baleias não está tão negra. Ou surda.
As baleias daqui continuam cumprindo com seu papel. Pelo menos em socorro uma das outras. E em auxilio das crias que arrisco dizer, agora são do grupo. E de forma alguma estão surdas!
Mas a introdução sobre as baleias veio, em realidade, para que eu apresentasse outra questão. No inicio deste mês foi a minha oportunidade de receber essa manada de cetáceas. Como a cada encontro uma de nós abre a casa, o coração e a cozinha, resolvi fazer o que de melhor uma baleia pode oferecer - ok, o quê de segundo melhor, pois estavamos em falta de kril : fez-se peixe então!!
Pra mim, ao menos, foi muito especial. Além de me envolver direta e exclusivamente na compra e confecção de todos os pratos: desde a feira orgânica do Bom Fim , sábado pela manhã - e só eu sei o sacrifício que foi sair da cama cedinho após a ótima noite de sexta, até a ida ao mercado público (baleias modernérrimas), para a compra das anchovitas e dos limões,até passar no super e dali sair a tiracolo com um saco de carvão e uma garrafa de Ypioca orgânica (em plena segunda-feira), foram vários momentos que culminaram com o fogo da churrasqueira e a caipirinha gelada. All by myself !! (sem a choradeira da música). E para receber minhas queridas e seus filhotes, que a seu turno, fizeram a alegria do meu pequeno baleio.
As baleias, por óbvio, responderam à altura meu carinho: devoraram, com carinho e muita classe, cada pedacinho de peixe, cada folhinha de salada, o chutney de laranjinha calcado no gengibre, com direito a chupar os olhinhos dos peixes e lamber os beiços depois. Grata queridas pelo amor baleistico devotado por cada uma. E mais, comprovando que de surdas tem é nada, cada uma se revezou entre o papel de contadora e o papel de ouvinte.
Mais um passo da minha jornada rumo à evolução de mim!
Se antes ja havia sacado fora as mãos da gorila, com essa, agora, tirei de vez a cabeça.
O mais hilário de tudo é que, quanto mais caminho em direção da evolução (da gorila pra baleia), mais retomo os antigos ritos : a transmutação pelo fogo, a celebração pela comida, a força pela união.
Nossos ancestrais deram seu primeiro passo em direção à humanidade ao dominar o fogo.
Hoje, dou meu primeiro passo rumo a uma nova humanidade, figurativamente dominando o fogo!
Nada mudou ou tudo mudou tanto que parou, novamente, no mesmo lugar?
Será a reinvenção da espécie?
Notaram que Dietrich parece a Maddona?
No meio do fogo cerrado, saco fora minha cabeça-gorila, coloco minha peruca e começo a nadar em direção ao grupo.
So long and thanks for all the fish!


">

5 comentários:

  1. "I, i wisch you could swim
    like a dolphins, like dolphins can swin..."

    Numa fase David Bowie Absoluto, sinto as transformações que vem, tanto expontâneas, como por motivo de necessidade, por isso mesmo nascidas à forceps...
    As mulheres que conheço que se transformaram em fortes jogadores de Rugby, e jogando
    em todas as posições diga-se de passagem, fazem o retorno vigoroso em forma do mais espetacular mamífero, super amigo dos golfinhos (costurando a presença do bicho insistente nos dois textos)...um retorno de encontro, de chancela, de cumplicidade!
    Sim, nos transformamos em monstros fortes e assustadoras, quase autossuficientes, eu disse quase...porque, não, não somos! agora, é convencer o resto do mundo disso, a começar pelo nosso pequeno pátio ou sea world...a delicadeza vai pro espaço quando temos tantas coisas pra lidar, mas isso a gente já sabe, nem se precisa reafirmar ou contar a mesma ladainha.
    Sem reclamações, mas abraços e carinhos, na medida...qual é a medida, ainda estamos a saber?
    Por isso, David Bowie se faz tão presente, um homem que não teve medo de ser mulher, marciano, cosmonauta, chique, sempre chique, porque inarredável a diversidade de seus olhos...

    ResponderExcluir
  2. Oi, dos textos postados, esse é o mais literário. Gostei mas gostaria de saber mais sobre o tema..rsrsrs. Beijo

    ResponderExcluir
  3. Rsrsrs,iremos aprofundar o assunto nos próximos capitulos...hehe. Mas veja bem, há um risco de enorme de me chamarem de sexista..rsrsrs.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Gostei do seu blog!
    Gosto das abordagens!
    Vista o meu tb e faça um cadastro!
    http://panoramaastrologico.blospot.com/
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Grata! Farei isso. Continue visitando este cantinho da blogosfera.

    ResponderExcluir