sexta-feira, 16 de outubro de 2009

ground control to major tom

Esta em estréia um filme que quero ver.
Ok, eu sempre quero ver filmes. Adoro cinema, tv e qualquer coisa que se mexa na tela, telinha, telão. Sou espectadora sem filtro!!
Mas me refiro ao Distrito 9. Além da produção do Peter Jackson, além dos alienígenas, dois fatores que ja me fariam ficar muito a fim, a trama se aproxima de um tema sobre o qual tenho pensado nos últimos anos: o da retirância  galática. Ou refugiados galaticos ou algo semelhante. Não conseguem voltar para seu planeta.
Imaginem se a moda pega?
Ou se pior, o Conselho Galáctico Universal começa a separar o joio do trigo e a despejar aqueles inquilinos indesejavéis, queimadores de recursos universais, senhores Sujo do Universo.
Me arrisco a sugerir que nosotros, los terráqueos, seriamos uns dos primeiros, pelo menos neste quadrante da Via Láctea, a receber o bilhetinho todo azul de despedida: 30 dias para a desocupação voluntária sob pena de desmaterialização e despejo!! 
Haveriam precedentes para nossa defesa, minorantes, excludentes de culpabilidade? Hummm, num creio não!
Somos irresponsáveis, malcriados, egoistas e sujos muito sujos. O planeta Terra hoje se encontra envolto em uma nuvem de lixo espacial, satélites, sondas, em grande número inúteis e ultrapassados só aguardando seu apodrecimento na estratosfera.
Segundo a Nasa, os objetos estão representados em um tamanho exagerado para demonstrar o grande volume de satélites que foram lançados desde a Guerra Fria, quando os Estados Unidos e a então União Soviética disputavam a conquista do espaço.

Fiquei atônita quando me informaram - valeu Discovery History!! - que até 1957, inexistia qualquer satelite artificial orbitando em torno da Terra (sim, era só ter pensado um pouco e ligado o lé com cré. Antes do Sputnik, nada havia).Essa massa de lixo espacial que orbita o planeta como moscas na shit, se multiplicou exponencialmente nos últimos 50 anos. Sequelas da guerra fria. Ressaca moral que pretendemos curar com mais do mesmo.
Hoje, até garotos de universidade colocam seus próprios satélites em órbita, ao custo reduzido de 20 mil dólares. Mais lixo, tudo por um pedaço da bunda da Daryl Hannah (desculpe Wander, mas essa é impagável), tomando sol em Malibu!! É a nova onda: o reallity espacial.
Será que quando despejados, seremos aceitos em outro planeta? Alguém nos dará abrigo? Ou estamos destinados a vagar pelo universo até que nossas pilulas alimentícias acabem e o combustivel de nossa nave termine?
Me tirem o tubo antes de 2012!!









 A NASA acredita que existam cerca de 18 mil objetos ao redor da Terra, incluindo satélites ativos e inoperantes.








A canja sonora/teclada da semana, vai pra amiga de nave-mãe, ClaraIsse:


"Ground control to Major Tom Ground control to Major Tom:

Take your protein pills and put your helmet on
Ground control to Major Tom: Commencing countdown engine's on
Check ig-nition and may God's love be with you


This is ground control to Major Tom, you've really made the grade!
And the papers want to know whose shirts you wear,
Now it's time to leave the capsule if you dare


This is Major Tom to ground con-trol, I'm stepping through the door
And I'm floating in the most peculiar way
And the stars look very difeerent today


For here am I sitting in a tin can, far above the world
Planet Earth is blue and there's nothing I can do


BRIDGE


Though I'm passed one hundred thousand miles, I'm feeling very still
And I think my spaceship knows which way to go,
tell my wife I love her very much she knows


Ground control to Major Tom:
Your circuit's dead, there's something wong.
Can you hear me Major Tom?
Can you hear me Major Tom?
Can you hear me Major Tom? Can you ...


Here am I floating round my tin can, far above the moon
Planet Earth is blue and there's nothing I can do"
(Bowie)

Um comentário:

  1. Tai, grande questão...será que o bilhetinho azul já não está impresso e a gente ainda nem se apercebeu? Agora, que os grandes estrategistas do presente deram para implicar abertamente até com a lua, que muito em breve tem a chance de se tornar um queijo suíço, fiquei aqui pensando, enquanto escuto Sr. David Bowie, se a gente já não foi despejado da nossa própria integridade, porque vivemos sem liberdade externa, com pouquíssmos direitos de ir e vir. O que é um direito fundamental? Se é o da moradia, quem suja tanto sua própria casa? Quem se amarra aos trilhos do trem? Me veio a imagem da Penelope amarrada pelo Dick Vigarista, Ja ouço seu apito e cadê a Quadrilha de Morte? Tá um bêbado, outro cuidando do seu divórcio, outro está deprimidíssimo, outra na academia malhanddo pro verão, e por ai vai...Somos tão atrapalhados porque enrededados no próprio individualismo, com um umbigo "deste tamanho"! Tá, me parece, faltando um zelador da birosca! Uma avó rígida a apontar, ta mas perai guri, só um pouquinho, se todos os castigos que dei nao bastam, tu vai entrar pra cinta! Que venham dias de mais consciência, enquanto a gente cultiva o quintal interno de caminhos sem fim...

    ResponderExcluir