segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

compostagem - o resultado


o fato é que o pote existe, ficou uma graça e efetivamente funciona! essa foi minha primeira coleta, após mais ou menos um ano e meio de uso. como o pote de minhocas é feito de barro, primeiro foi tratado, deixado submerso por uns dois dias para umedecer o barro. depois foi só acomodar um pouco de terra, o novelo de minhocas com a fauna característica (outros pequenos animais que junto com as minhocas praticam a fina arte de digerir o resíduo orgânico - cascudos, tatuzinhos, coisinhas minúsculas e invisíveis), algum resíduo inicial para elas terem o que comer, cobrir com folhas, varredura do jardim, grama aparada ou se nao tiver outra coisa, jornal picadinho.  e vai assim, alimentando todo dia, cuidando, observando. não pode estar muito seca, nem muito úmida. não pode colocar resíduo além da capacidade do pote. com o sistema do pote de minhocas a intenção é a  produção de um adubo seco, sem chorume. 



não posso dizer que foi simples. foi minha primeira experiência solo com compostagem. sempre tive perto de mim pessoas que, mais hábeis e conhecedoras que eu, eram gestores deste processo. foram meus instrutores. mas posso dizer que foi natural, muito como a vida: houveram momentos difíceis,  momentos de superação , de amadurecimento, até a estabilidade do sistema. aprendemos a nos conhecer e respeitar, minha composteira e eu. tenho consciência de que quão melhor a qualidade dos resíduos que nela eu dispensar, melhor a qualidade do composto que ela me dará em troca, que irá adubar a horta, as ervas acabando, novamente, na minha mesa, no meu corpo. colocado assim parece óbvio, mas na prática é a verdadeira revolução. e não ter de conviver com o desperdício, depositando fora de casa o resíduo mais rico que produzo. não contribuindo para o esgotamento do sistema público de tratamento de resíduos, não tem paralelo. não tratar vida como lixo, simples assim, difícil assim.




                                          primeira retirada de adubo - dezembro 2011





Nenhum comentário:

Postar um comentário